Enem 2014: mais de quatro milhões inscritos

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o novo balanço das inscrições do oitavo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): até as 9h desta segunda-feira (19), 4.088.627 candidatos efetuaram a inscrição. O novo balanço supera em 19,82% o da edição anterior, com 3.278.231 inscritos em 2013, no mesmo período.

No sábado (17) e no domingo (18), o número de inscritos foi 77,98% superior em relação ao primeiro fim de semana de 2013, quando foram registrados 406.066 candidatos. Este ano, 722.724 estudantes fizeram o registro on-line.

O prazo de inscrições termina às 23h59 de sexta-feira (23). O MEC pede que os candidatos façam a inscrição com antecedência, em horários com menor número de acessos ao sistema — no início da manhã, até as 9 horas; à tarde, entre 14 e 17 horas; à noite, após as 21 horas. Para efetuar a inscrição, acesse este link

Oportunidades

A nota obtida no Enem é critério de acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). É também requisito para obtenção do benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participação no programa Ciência sem Fronteiras e em seleções para bolsas de graduação-sanduíche da Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Também com a nota do Enem o estudante pode se candidatar ao ingresso em vagas gratuitas de cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

Banco de questões on-line

Entre as dicas que envolvem a preparação para o Exame, cabe ressaltar o aplicativo Questões Enem, um banco de questões preparados pela EBC, que reúne as provas de 2009 a 2013. O acesso é gratuito.

Edição 2014

O Enem de 2014 será realizado em 1.699 municípios. Tanto no sábado, 8 de novembro, quanto no domingo (9), respectivas datas de realização do exame, os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h, também de acordo com o horário de Brasília.

Confira alguns pontos importantes do edital:

O Enem é composto por quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação. Nesta edição, as provas serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro;

Os portões de acesso abrem às 12h e fecham às 13h, horário de Brasília. Recomenda-se que todos os participantes cheguem ao local de prova até às 12h (horário oficial de Brasília), visto que será estritamente proibida a entrada após o fechamento dos portões;

No sábado, dia 8 de novembro de 2014, serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, e também de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O tempo máximo para a realização da prova é 4h30.

No domingo, 9 de novembro de 2014, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e também Matemática e suas Tecnologias. O tempo máximo para a realização da prova é 5h30.

No dia do exame, é obrigatório o uso de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*