Enem: inscrição deve ser paga até quarta

Os estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)  têm até quarta-feira (28), às 16h, horário de Brasília, para confirmar inscrição com o pagamento da taxa de R$ 35. Estão isentos apenas candidatos de instituições da rede pública e os que declararem carência socioeconômica.

Nesta edição, o Enem de 2014 será realizado em 1.699 municípios. Tanto no sábado, 8 de novembro próximo, quanto no domingo, 9, os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com o horário de Brasília.

A nota obtida no Enem é critério de acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, também requisito para obtenção do benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participação no programa Ciência sem Fronteiras e em seleções para bolsas de graduação-sanduíche da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Com a nota do Enem, o estudante também pode se candidatar a vagas gratuitas de cursos técnicos, de instituições públicas e privadas, oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do exame.

Prepare-se

Os candidatos devem ficar atentos ao modelo de prova a ser aplicado. O Enem é composto por quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de ciências humanas e ciências da natureza. O tempo máximo para a realização da prova é 4h30.

Já no segundo dia, os estudantes deverão realizar os exames de linguagens, códigos e suas tecnologias, além da redação dissertativa-argumentativa e matemática. O tempo máximo para a realização é de 5h30.

A Empresa Brasileira de Comunicação disponibiliza o aplicativo ‘Questões Enem’, que reúne as provas de 2009 a 2013. O objetivo é auxiliar o candidato a fixar o conteúdo estudado, além de testar os conhecimentos e se preparar melhor para a prova.

Para acessá-lo basta se cadastrar ou realizar o login pela rede social Facebook. O aplicativo ainda fornece seu desempenho por área de conhecimento, baseadas nas questões respondidas. Além disso, antes de iniciar o teste é possível escolher quais áreas e anos de prova o estudante prefere. No final, o candidato pode conferir seu resultado no ranking geral, comparando a nota com a dos demais usuários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*