No Esperança, famílias sairão de área de risco

 

O prefeito Marcus Alexandre esteve cedo da manhã desta quarta-feira, 30, na rua Paz, também conhecida como beco do bar do Gandola, no Conjunto Esperança, onde conversou com os moradores e anunciou, entre outras coisas, a retirada de nove famílias que moram em uma área de risco na localidade.

Ele estava acompanhado do vereador Fernando Martins, da secretária de Assistência Social do Município, Dôra Araújo, além do coordenador do comitê gestor do programa Ruas do Povo em Rio Branco, o engenheiro Marcos Vinícius.

As famílias residem no local há mais de vinte anos e, quando chove, um igarapé que passa nas proximidades costuma alagar as casas. Por isso, a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS) realizou o cadastro das famílias, que irão para um lugar seguro, onde a prefeitura vai se responsabilizar pelo aluguel social.

Após a retirada das famílias, a área será desapropriada para que a prefeitura de Rio Branco possa realizar as melhorias de infraestrutura no local e evitar que outras famílias sejam prejudicadas com o início das chuvas de inverno.

O prefeito Marcus Alexandre aproveitou a oportunidade para anunciar aos moradores da rua da Paz as intervenções que serão realizadas pelo programa Ruas do Povo no ano que vem. Os próprios moradores sugeriram ao prefeito não iniciar as obras agora em decorrência do início do inverno amazônico.

Os moradores gostaram da notícia do prefeito Marcus Alexandre. Para dona Inês Gonzaga da Silva, que mora no local há vinte e dois anos, disse que agora não vai precisar ficar levantando os móveis dentro de casa. “Essa é a melhor notícia que poderia ter recebido”, disse.

Dona Antônia Maria Flores, que também mora no final da rua há mais de vinte anos, explicou que quem mais sofre com os constantes alagamentos no local são as crianças. “Graças a Deus que o prefeito Marcus Alexandre está nos ajudando a ir para um lugar melhor”, afirmou.

Além da rua Paz, o prefeito Marcus Alexandre visitou ainda o beco da Alegria e a rua Doze de Outubro, onde a  prefeitura de Rio Branco, através da SEMSUR, irá realizar a limpeza do igarapé fundo, que passa no local, para que as famílias são sofram com o início das chuvas.

O governo do Estado está construindo uma galeria, o que para o prefeito Marcus Alexandre, acabará com os transtornos dos moradores quando a obra estiver concluída. “Explicamos aos moradores que vamos fazer a limpeza do igarapé enquanto o governo do Estado não conclui a obra da galeria que passará no local”, disse.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*