IBGE atesta aumento da produção agrícola do Acre

De acordo com a pesquisa do IBGE, a produção brasileira de alimentos cultivados teve alta de 16% no ano passado, chegando a 188 milhões de toneladas. Entre os 26 produtos pesquisados, 16 apresentaram variação positiva em 2013, em relação ao ano anterior.

Dos produtos que são produzidos no Acre e estão na lista do IBGE quatro apresentaram variação positiva de produtividade no estado. O aumento foi de 19% na produção de banana, 12% na produção de milho, 11% na produção de guaraná, e 4% na produção de feijão.

Na central de abastecimento de Rio Branco, por onde passa boa parte da produção agrícola do estado, esse aumento também foi percebido. Em 2012 foram comercializadas 14 mil toneladas de produtos, no ano passado foram 20 mil toneladas, 40% a mais que no ano anterior. Para 2014 a expectativa é de que sejam comercializadas 25 mil toneladas.

A participação do Acre na produção brasileira de alimentos através da agricultura ainda é pequena, de 0,1%. Entre todos os estados o Acre ocupa a 18ª posição, ficando empatado com Ceará e Roraima. Os maiores produtores são Mato Grosso, com 24%, Paraná, com 19% e Rio Grande do Sul, com 16%.

cola do Acre ter aumentado no ano passado se computados todos os números, segundo a pesquisa do IBGE houve queda de 11% na produção de arroz, de 2% na produção de café, e de 1% na produção de mandioca.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*