fogo

Iluminação natalina: é preciso ter cuidado na hora manusear as instalações

Todo fim de ano, Ângela Rôla faz questão de montar a própria decoração natalina. Os materiais que iriam parar no lixo, na casa dela se transformam em arte. O compensado foi utilizado para montar o presépio.

“Começo a preparar em novembro a decoração do natal”, revela. A data ainda nem chegou, mas Ângela está pensando longe. “Minha mãe diz que estou igual carnaval. Nem terminou e já estou pensando no próximo”, brinca.

A artesão conta que além de criatividade, o que não falta é o cuidado com a segurança, principalmente os enfeites que são ligados a rede elétrica. “Faço rabicho, deixo no alto. Pisca-pisca eu testo e ensino minha sobrinha a não mexer. Não deixo ligado a noite inteira”, expõe.

Árvores de natal má instaladas podem ser transformar em sinônimo de perigo. Um vídeo(veja abaixo) que circula na internet mostra o que a imprudência durante a decoração é capaz de fazer. Em questão de segundos, ocorre um curto circuito que incendeia todo o ambiente.

O major Miranda, do Corpo de Bombeiros, dá algumas dicas em como montar a árvore de maneira correta. “A pessoa tem que verificar se não tem aquecimento na fiação elétrica. Se estiver, algum equipamento deve ser desligado. A gente orienta também a não utilizar fios desencapados que podem provocar choques e curtos circuitos. Além disso, os produtos devem conter o selo de garantia do Inmetro”, concluiu.

Confira o risco: {youtube}ADOmCHQbfTk{/youtube}

Deixe uma resposta