Banner Imigrantes-mudam

Imigrantes vão para a Chácara Aliança

Os mais de 200 imigrantes que estavam no parque de exposições começaram a ser transferidos para um novo abrigo. Como parque de exposições será fechado e recuperado para a festa agropecuária, os haitianos, senegaleses e dominicanos vão ficar na Chácara Aliança, usada para festas e convenções. O governo do estado vai locar o imóvel por R$ 20 mil mensais.

A chácara fica na estrada do Irineu Serra, um ponto distante para os imigrantes que chegam pela rodovia AC-40. O secretário de Ação Social do estado, Antônio Torres, disse que por causa do fator segurança,  esse foi o melhor local para abrigar os refugiados.  Quanto à distância, é um problema que o imigrante vai ter que resolver. “O estado não tem condições de pagar o seu deslocamento. Além disso, já existem as dificuldades para se chegar ao Brasil, essa é apenas mais uma”, relatou.

Os imigrantes ficaram em locais abertos e cobertos onde colocaram os colchões. Nos quartos só ficaram as mulheres com crianças. Na parte externa vão poder  usar o campo de futebol e a área verde. Os  imigrantes não poderão usar a piscina e um açude da propriedade.  O local tem amplo espaço para as refeições e o governo vai manter as equipes de atendimento para facilitar a retirada dos documentos  e a saída do estado. Dos gastos com haitianos e senegaleses e alguns dominicanos, o governo federal entra apenas com o pagamento das refeições, o resto das despesas é do governo do Acre.

Deixe uma resposta