thumb Posse-incra

Incra/AC tem novo superintendente

O engenheiro agrônomo, professor doutor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Reginaldo Ferreira da Silva tomou posse, nesta segunda, 16, como novo superintendente do Incra/AC numa cerimônia prestigiada por autoridades, servidores e chefes das unidades nos municípios.

Ao assumir o órgão o novo superintendente reconheceu a necessidade de fortalecer cada vez mais as parcerias com o governo do Estado, prefeituras e movimentos sociais para continuar firme na luta, que segundo ele, têm nos entraves jurídicos o principal desafio para garantir os assentamentos dos trabalhadores.

No Estado do Acre um total de 32 mil famílias estão assentadas nas áreas de reforma agrária, o que corresponde a uma média 120 mil pessoas beneficiadas pelo programa.

Os assentamentos somam 153, incluindo as áreas reconhecidas, o que corresponde a cerca de 6 milhões de hectares e 30% do território acreano.

Reginaldo Ferreira é natural de Epitaciolândia, filho de um policial civil com uma professora. Estudou no então Colégio Agrícola de 1982 a 1985 e em seguida Engenharia Agronômica pela Ufac.

Prestou concurso para Emater/Acre em 1986, vindo logo a ser contratado pela instituição, onde permaneceu trabalhando até agosto de 2010.

Foi nesse período que adquiriu vasta experiência com a reforma agrária no Estado, pois morou e  trabalhou prestando assistência técnica e extensão rural por mais de 10 anos em projetos de assentamento.

Dentre eles o PAD Santa Quitéria e Quixadá-sede, localizados em Brasileia, Projeto Padre Peixoto e Humaitá localizados em  Rio Branco e Porto Acre, respectivamente.

Também foi consultor externo do Sebrae-AC na área de Capacitação Rural e Qualidade total na Agricultura. No projeto Lumiar, pelo Incra em 1999 na área de assistência técnica para assentados da reforma agrária.

Pela Universidade Federal de Lavras/MG fez Pós Graduação, Mestrado e Doutorado na área de Ciências, residindo por 5 anos em Minas Gerais e um ano no Rio de Janeiro.

Ao retornar para o Acre, ainda pela Emater, trabalhou um ano na Embrapa-AC através de uma parceria estabelecida entres as instituições.Em 2010 foi aprovado no concurso como professor e pesquisador da Ufac, vindo a se afastar em maio deste ano para assumir Superintendência Regional do Incra no Acre, nomeado através de portaria publicada no Diário Oficial da União no dia 28 de Maio de 2014 e empossado em Brasília pelo Presidente do Incra Nacional Dr. Carlos Guedes.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*