thumb Ufac

Interferência de partidos ‘esvazia’ eleição do DCE da UFAC

A eleição para o novo Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Acre, acontece na próxima terça, dia 14, nos campus da UFAC de Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Para a noite desta quinta-feira, 9, estava previsto um debate entre os candidatos das 7 chapas concorrentes, no teatro universitário, no campus da UFAC em Rio Branco.

Durante o dia, os candidatos estiveram em campanha no campus da UFAC, em Rio Branco. O Diretório Central dos Estudantes – DCE –  é a entidade que defende o interesse dos alunos dentro da universidade. Mas nos últimos tempos perdeu a sua representatividade junto a comunidade estudantil.

Segundo as regras divulgadas pela comissão eleitoral, a vitória da chapa vencedora se dará por maioria simples e votos, mas para que a eleição tenha validade é necessária a participação de pelo menos 25% dos alunos com direito a voto, mas isso está difícil de acontecer.

Na eleição passada para o DCE, dos cerca de 10 mil estudantes da UFAC com direito a voto, apenas 2.200 participaram da eleição, apenas 22% do total. Com a falta de quorum, a eleição só não foi anulada porque as chapas entraram em acordo, e uma delas assumiu o DCE para o mandato de um ano.

Esse descrédito dos estudantes para com a política estudantil se dá principalmente por conta da partidarização do DCE. Das sete chapas que estão na disputa atual, pelo menos 4 tem ligações com partidos como o PT, PCdoB, e PSOL.  Os estudantes, que se vêem prejudicados com a interferência partidária nas questões internas da universidade, lamentam. E esperam das chapas concorrentes, uma atuação que coloque as questões da Universidade acima dos interesses políticos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*