Banner secretariosaude

Maior preocupação é com a dengue tipo 4, alerta secretário adjunto

Durante participação no ‘Gazeta Entrevista’ da última sexta-feira, 24, o secretário adjunto de Saúde do município, Oteniel Almeida, fez um balanço do combate a dengue na capital. Somente na primeira semana epidemiológica do ano, os números apontam 68% de redução em relação a 2012.

O valor superou a meta de 30% estabelecida pelo órgão. Segundo Almeida, a Ação de Inverno, com o recolhimento de entulhos, mais o reforço de 250 novos agentes de endemias ajudaram nessa redução. “Isso é uma vitória, considerando a quantidade de chuva esperada para o mês”, comenta.

A partir de fevereiro, tampas de caixa d’água serão distribuídas, principalmente nos bairros localizados na região mais alta da cidade. Os maiores índices da presença do mosquito transmissor da dengue são registrados nestas comunidades.

Oteniel Almeida também disse que 12 unidades de saúde de Rio Branco estão disponíveis para atender qualquer pessoa com suspeita de dengue. Atualmente, a maior preocupação é com o tipo 4 da doença que está em circulação em vários estados brasileiros. Ao fim da entrevista, o secretário adjunto afirmou que “não é possível vencer a doença se a população não se conscientizar.”

Deixe uma resposta