No Acre, mais de 58 mil fazem Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorre hoje (26) e amanhã (27) em todo o Brasil. Os candidatos devem observar o horário, os locais de provas, o que levar e ter agilidade para não perder o horário do ônibus.

Horário

O horário da prova no Acre não será o mesmo de Brasília. Com o horário de verão, o Acre ficou com duas horas de diferença e os candidatos precisam ficar atentos para cair no atraso.

A abertura dos portões será às 10horas e o início das provas será às 11horas. Será impedido o acesso do participante que se apresentar após o fechamento dos portões.

Prova

No primeiro dia, os participantes terão quatro horas e meia para fazer as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, cada uma com 45 questões.

No segundo dia, serão cinco horas e meia para as provas de redação, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. As duas últimas também terão 45 questões cada uma.

O que levar

Essa é uma das partes mais importantes. Alguns candidatos levam uma bagagem para dentro da sala como se fossem passar o final de semana literalmente no local de prova. Leve apenas o essencial.

O Ministério da Educação exige caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Outra cor de tinta impossibilitará a leitura óptica do cartão de respostas e o candidato pode ser eliminado. Não podem ser usados lápis e borracha.

Garrafas transparentes de água mineral (as originais), para não ficar saindo da sala, podem ser levadas. Chocolates são gordurosos e, dependendo da temperatura ambiente, podem derreter. Barra de cereais e bombons podem ser levados.

O candidato não deve esquecer-se de levar o documento pessoal (obrigatório) e o cartão de confirmação da inscrição (opcional).

Documentos — Para fazer as provas, não é obrigatória a apresentação do cartão de inscrição, mas o candidato precisa apresentar documento de identificação original, com foto. Serão aceitos:

• Cédula de identidade, ou RG, emitida por secretarias de segurança pública, forças armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal

• Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros

• Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe que, por lei, tenham validade como tal

• Carteira de Trabalho e Previdência Social

• Certificado de Reservista

• Passaporte

• Carteira Nacional de Habilitação, com foto

Transportes

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTRANS) já montou a estratégia de transporte coletivo. O sistema estará em operação com frota total durante todo o dia: são 120 ônibus operando em todo o sistema de transporte para garantir o acesso dos estudantes aos locais de prova, com aumento de pelo menos 30% da frota nos horários de pico.

As linhas UFAC e UFAC/Rodoviária irão operar no domingo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*