Nível do rio Acre, em Rio Branco, sobe 14 centímetros em 48 horas

Defesa Civil alerta que ainda não é momento para tranquilidade

De acordo com boletim da Defesa Civil de Rio Branco, nesta terça-feira (31) o rio Acre chegou a marca de 1,47 metros. O nível das águas está subindo desde a segunda-feira (30), quando chegou a 1,38 metros, anteriormente o rio estava medindo 1,33 m, desta forma as águas subiram 14 cm nas últimas 48 horas.

A Defesa Civil alerta que ainda não é o momento para tranquilidade. Rio Branco enfrenta um período de estiagem, sem previsão de chuvas consideráveis para os próximos dias. “O nível do rio é fruto das chuvas que ocorreram no final de semana em regiões dentro do município, próximo ao rio e também fora do município. Não é um momento de tranquilidade ainda, em toda história o pior mês é setembro em relação a seca”, informou o coordenador da Defesa Civil, major Claudio Falcão.

O coordenador alerta ainda que mesmo com essa última elevação no nível do manancial, o rio Acre ainda está na pior marca de toda história para esse período. “Estamos em plena estiagem e devemos permanecer ainda por todo o mês de setembro”, relatou Falcão.

Com o novo nível das águas, o rio se afasta 17 cm da marca histórica da seca de 2016, quando o manancial chegou a medir 1,30 metros. Nesta terça-feira (31) o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, declarou situação de emergência por causa da estiagem, a decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

Foto: TV Gazeta.

Deixe uma resposta