Banner riojurua

Nível do Rio Juruá eleva 3 metros e se aproxima da cota de alerta

Em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá já atinge 10 metros e 70 centímetros. Igarapés que durante o verão eram intrafegáveis  já oferecem a navegação para pequenos barcos. Com as constantes chuvas que caem desde as ultimas semanas na região a tendência é que o nível do rio só eleve.

Nesta época a facilidade da náutica atrai mais pessoas à usarem o transporte fluvial, o que já se nota no constante movimento de pessoas e veículos nas margens do rio. O comandante de embarcação Marcos Maciel realiza as viagens para os municípios vizinhos há cinco anos e avalia que nesse período a navegação melhora consideravelmente.

Mas é preciso estar sempre atento durante a navegação, pois qualquer descuido pode gerar acidentes.

Infelizmente ainda é possível ver adultos e crianças navegando sem o uso do colete. O comandante do Corpo de Bombeiro de Cruzeiro do Sul, Major Marcelo Araujo, pede que a população se atente para cuidados que devem ser tomados para evitar acidentes.

Já a cota de transbordamento é de 13 metros, e a qualquer momento pode ser atingida no município, tendo em vista que os municípios de Marechal Thaumaturgo e Porto Walter já atingiram essa cota. E na última semana o Rio Juruá elevou mais de 3 metros.

No ano passado, a cheia desabrigou 32 famílias das regiões de alagação ao registrar 13 metros e 78 centímetros. A maior cheia já registrada em Cruzeiro do Sul aconteceu no ano de 1995 quando o Juruá chegou a pouco mais de 14 metros.

Deixe uma resposta