festival yawanawa-7

Povo Yawanawá celebra cultura com o mundo

Pela décima segunda vez, os Yawanawá(povo da queixada), realiza o festival Yawa para resgatar e fortalecer a cultura indígena. O evento começou na última sexta-feira, 25, na aldeia Nova Esperança, no alto Rio Gregório, em Tarauacá. Uma das comemorações deste ano é pelo centenário do pajé Yawa.

Durante as festividades, os Yawanawás realizam cantos e danças, além de brincadeiras em volta da casa do cacique da tribo. Os turistas também são convidados para entrar na roda. Um dos momentos mais aguardados é o ritual do peixe-boi.

Com golpes de talos da folha de bananeira, os índios acertam as desavenças. Homens, mulheres e crianças participam do ritual. Apesar da dor, todos saem abraçados da roda e a amizade é restabelecida.

Cerca de 250 participantes de 16 países participam do festival Yawa. Scen Laci é um deles. Esta é a primeira vez que o francês visita o Acre. Um dos motivos que o trouxe ao estado é a possibilidade do contato coma natureza. “Estou tendo uma das melhores experiências da minha vida”, revela.

{gallery}galerias/festival yawanawa{/gallery}

Deixe uma resposta