thumb Centro-do-Impreededor-OCA-Fotos

OCA ganha Central do Empreendedor

Na manhã desta sexta-feira (04), a Prefeitura de Rio Branco e o Governo do Estado inauguraram a Central do Empreendedor. O espaço instalado na Oca, visa facilitar a tramitação de processos e diminuir a burocracia.

A central do empreendedor funciona há uma semana em caráter experimental, na praça vermelha da OCA. Nessa fase, a média é de 100 atendimentos diários, mas estima-se que os procedimentos cheguem à 400 por dia, conforme o espaço torne-se mais conhecido.  

Uma das propostas é incentivar o empreendedor, facilitando o acesso aos serviços. “Hoje estamos atendendo Pessoa Física e Jurídica de forma separada. Nós vamos abrir empresas na hora, disponibilizando o CNPJ. O empresário já vai sair com as visitas de vistoria agendadas”, explica Sídia Gomes, diretora da OCA.

No mesmo espaço, além dos órgãos da prefeitura estão: Sebrae, Junta comercial, Corpo de Bombeiros, Secretaria de fazenda, entre outros. Dependendo da natureza do atendimento, a Central do empreendedor pode oferecer até 300 tipos de serviços. Outro aspecto que vai beneficiar o cidadão é a agilidade. Um alvará, por exemplo, que demorava até sete dias para ser emitido, agora com a integração dos órgãos não demora mais que 30 minutos. “O papel do poder público é facilitar a vida do empresário para que ele gere emprego, para que movimente a economia, e é isso que estamos fazendo aqui”, destacou o prefeito Marcus Alexandre.

Para o ramo das imobiliárias de Rio Branco, a iniciativa do poder público vai trazer além da agilidade no trâmite de documentos, economia aos clientes. É o que afirma o diretor de uma das empresas, José Eduardo . “No final, o custo da burocracia sobrecarrega o comprador”, comentou.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*