Presença nas sessões vira pauta na Aleac

A notícia de que o deputado federal Marcio Bitar(PSDB) foi o segundo parlamentar que mais faltou às sessões da Câmara Federal em 2013 gerou críticas de seus adversários, e despertou a atenção para uma  situação semelhante na Assembleia Legislativa do Acre.

Deputados estaduais também costumam faltar às sessões do Legislativo sem justificativa, mesmo assim, na Assembleia, os opositores de Márcio Bittar não pouparam críticas a ele, que é pré candidato a governador pela oposição.

“ Tanto lá como aqui não pode faltar, principalmente para quem quer ser governador de um estado, esse não é um bom exemplo”, disparou o deputado Geraldo Pereira, líder do PT ALEAC.

O líder da oposição na Assembleia, deputado Wherles Rocha, que é do mesmo partido que Márcio Bitar, saiu em defesa do colega, e explicou os motivos de tantas faltas do deputado federal às sessões da Câmara.

“Ele hoje é o administrador do congresso então por conta disso ele faltou muito. Agora no nosso caso aqui nós também temos esse problema, mas não só com os membros da mesa”, afirma Rocha.

Desde a volta do recesso parlamentar no mês passado, as sessões da Assembleia Legislativa têm sido pouco frequentadas, com uma média de presença de apenas  um terço dos deputados nas sessões.

O regimento interno da casa prevê desconto no salário do deputado se houver mais de três faltas não justificadas durante o mês. O regimento também prevê a perda do mandato do parlamentar que faltar mais de um terço das sessões durante um ano.

Neste ano eleitoral, dos 24 deputados pelo menos 20 vão disputar a reeleição, e já estão em pré-campanha. De julho a outubro deste ano,  a corrida em busca de voto poderá vai tirá-los do plenário.

“ Após o recesso eu pedi que a mesa diretora informasse a alguns deputados que o recesso tinha acabado. Nós temos que estar aqui nesta casa, é preciso compromisso e responsabilidade”, declara o deputado Astério Moreira (PEN), líder do governo na ALEAC.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*