Previsão de chuva preocupa Defesa Civil

Defesa Civil está em alerta com previsão de chuvas intensas para os próximos dias. O nível dos rios voltou a subir e em Rio Branco famílias já começaram a ser removidas de áreas de risco. No total, serão 190 famílias removidas para alugueis sociais e programas habitacionais.

Há dois dias a situação era outra. Os rios acreanos estavam com níveis normais e não preocupavam a defesa civil. Só que agora o quadro mudou e segundo o coordenador estadual, é preciso ficar alerta, por que a previsão meteorológica indica que os rios vão subir ainda mais. “Temos previsão de bastante chuva para os próximos cinco dias para a região de Rio Branco, então nos preocupa por que o volume do rio vai subir”, disse o Coronel Gundim.

Em Assis Brasil, de ontem para hoje, o rio subiu 3 metros e alcançou 9,64 metros de profundidade. Em Epitaciolandia e Xapuri houve pouca variação. A preocupação maior é com o rio Tarauacá, que está com 7,79 metros, próximo da cota de alerta que é de 8,50 metros. O rio Tarauacá tem a calha mais rasa da bacia do Acre e por isso transborda mais rápido.

Segundo a Defesa Civil estadual, o rio Acre em Rio Branco está medindo 9,91 metros, subiu apenas 21 centímetros, mas com a previsão de chuvas as primeiras ações para a retirada de famílias das áreas de risco já começaram. Nos bairros Airton Sena e Baixada do Habitasa já foram demolidas 40 casas e os moradores removidos para alugueis sociais e programas habitacionais. No total serão 190 famílias removidas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*