Propriedade: governo entrega títulos no Bujari

O Instituto de Terras do Acre (Iteracre) tem trabalhado incansavelmente para levar pra toda a população acreana a oportunidade de melhorar a qualidade de vida. A ação faz parte do trabalho de regularização fundiária desenvolvido pelo Governo do Estado, que já entregou mais de 12 mil títulos em várias cidades acreanas, dentre zona urbana e rural. “Temos o compromisso com os mais pobres, a entrega de títulos é o reconhecimento do esforço e dedicação dessas famílias que lutam todos os dias lutam para ter uma moradia digna, o conforto de um lar”, destaca o Diretor Presidente do Iteracre, Glenilson Figueiredo.

No município do Bujari, distante 20 km da capital, mais de 500 pessoas já estão com o documento em mãos. O desejo de possuir a casa própria deixou de ser um sonho distante e passou a se tornar realidade concreta. Quem recebe o Título de Propriedade, recebe também a chance de planejar uma reforma, de sair de um aluguel, ou de melhorar as condições de onde vive. Foi o que fez a funcionária pública, Eliane Abreu. “Minha casa antes não tinha piso nem forro. Dei início a uma reforma e não tive condições de continuar. Quando recebi o título, consegui um financiamento, terminei minha reforma e ainda consegui fazer alguns investimentos”, declara.

A Prefeitura do Bujari reconhece o trabalho realizado pelo Iteracre e destaca o valor social da realização que o projeto representa para as famílias que recebem a titulação. “A Prefeitura do Bujari prioriza o processo de regularização fundiária e fortalece a parceria com o Iteracre, por entender que esse ato gera a verdadeira inclusão social. Entregar o Título de Propriedade a um morador é uma ação concreta, que garante pras famílias a segurança da escritura da casa. Para os moradores não há segurança maior do que ter o documento da casa onde mora, nas mãos”, afirma o prefeito Antônio Ramos, mais conhecido como Tonheiro.

Grande parte da população ainda tem como principal sonho de consumo, adquirir a casa própria ou reformar o imóvel que já possuem. Sonho que também é da Professora Marileide Martins, há 30 morando na mesma residência no Bujari, ela fazia planos para o dia em que conseguisse melhorar as condições da casa e tinha o desejo ampliar todos os cômodos da casa. “O Título veio pra trazer facilidade pra minha vida e realizar meu sonho. Agora consegui um financiamento e vou melhorar as condições do meu lar, levando mais conforto pra minha família”, explica.

Morador do município há quase 3 anos, o Juíz de Direito da Comarca de Bujari, Manoel Simões, também foi um morador contemplado com o Título de Propriedade. Ele lembra que as pessoas que desejam adquirir um bem, sempre recorrem primeiramente a um financiamento. “Os moradores estão entusiasmados com a possibilidade de realizar um sonho. Com a documentação das moradias regularizadas, o financiamento está mais acessível. O Iteracre está cumprindo um direito previsto na constituição, o Direito de Propriedade, isso além de ser importante pra comunidade, contribui com o desenvolvimento da cidade.”

Além da parceria entre Governo e Prefeitura, quem também auxilia para que o processo de regularização fundiária seja executado com maestria, são os Cartórios. A Tabeliã Titular do Cartório do Registro de Imóveis da Comarca do Bujari, Gessy Bandeira, acredita que a parceria entre os gestores públicos tem gerado frutos em prol da comunidade. “Aqui no Bujari já é possível notar as consequências da regularização. Muitas residências reformadas já compõem o cenário, mostrando como é grande o impacto social e econômico gerado na região que foi regularizada.”

O Governador Tião Viana assegura que neste ano o Iteracre continuará em um ritmo acelerado para que o maior número de famílias receba o documento das casas onde vivem. Ele fala do entusiasmo em transformar a estrutura do município, começando com a regularização fundiária. “Bujari tem que se tonar a cidade da economia, da produção, da agroindustrialização. Estamos investindo para que a produção ocorra aqui e começo de tudo isso fica marcado com a entrega dos Títulos de Propriedade”, complementa.   

O Iteracre já entregou mais de 12 mil Títulos de Propriedade em todo o Estado, só no último ano. Agora em 2014 mais 6 mil famílias devem ser contempladas. “Os trabalhos realizados pelo Instituto seguem levando para os moradores a segurança que só a regularização fundiária é capaz de proporcionar. Dando a garantia de que cada um seja dono de direito do seu pedaço de chão. O Título faz do imóvel um patrimônio eterno da família, e isso nos motiva a cada nova missão, independente do local onde iremos trabalhar. Afinal, nosso objetivo é realizar benefícios para a população”, finaliza o Diretor Presidente do órgão, Glenilson Figueiredo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*