TRE vai retomar o recadastramento biométrico de novos eleitores e eleitores transferidos. O atendimento vai iniciar no dia 9 de março e vai até 7 de maio. Por enquanto, não é possível saber se quem perdeu o prazo para o recadastramento biométrico vai conseguir uma nova oportunidade.
No último dia do prazo para o recadastramento biométrico, os eleitores que deixaram pra última hora, tiveram que amargar horas em filas que se formaram em todos os postos de atendimento do TRE. Durante os 9 meses de recadastramento, a média era de 500 a 800 atendimentos por dia. Na última semana do prazo, cerca de 2 mil pessoas/dia foram atendidas. Devido a péssima tradição do brasileiro, aproximadamente 20 mil pessoas podem ter perdido o direito ao voto nas eleições deste ano.
Mas as atividades da biometria ainda não finalizaram. Entre os dias 9 de março e 7 de maio o TRE via realizar atividades de fechamento cadastral. Durante esse período serão feitos atendimentos para transferência e cadastro de novos eleitores. O recadastramento biométrico será reaberto apenas para esse público. A direção do TRE não tem como assegurar que a partir desse prazo os eleitores antigos que perderam o recadastramento, consigam o direito a uma segunda chance.