Representantes comerciais terão sindicato no Acre

Representantes comerciais autônomos e de representações do Acre se mobilizam para fundar o sindicato da categoria no estado. Depois de muitos esforços, a assembleia geral extraordinária de fundação será realizada no próximo dia 07 de fevereiro, a partir das 15h, no auditório da FECOMÉRCIO/AC.

Na ocasião, também será aprovado o estatuto social da categoria e eleita a primeira Diretoria para o biênio 2014/2015. Os trabalhos contam com assessoria jurídica e contábil e seguem orientação do Conselho Federal dos Representantes Comerciais – CONFERE, que é o órgão superior da categoria, a quem foi realizada consulta formal.

Depois da consulta ao CONFERE, em março do ano passado, uma comissão provisória foi criada e, pautada na ética e na legalidade, iniciou os procedimentos legais e a mobilização da categoria para a fundação do SIRECOM/AC. O movimento, que só veio a ganhar força no final do ano passado.

A Fundação do Sindicato dos Representantes Comerciais Autônomos e Empresas de Representações do Estado do Acre – SIRECOM/AC é um anseio antigo dos profissionais que atuam em território acreano, sonho que vinha sendo adiado há muito tempo, por motivos alheios a vontade dos profissionais.

Atualmente, o Acre é o único estado brasileiro onde não existe o sindicato dos representantes comerciais, motivo pelo qual os profissionais eram obrigados a se filiar a entidade de Rondônia, haja vista esta ser uma exigência para obtenção do registro perante o Conselho Regional (CORE), sem o qual não é possível exercer a profissão.

‘’Pouca gente sabe, mas o Representante Comercial é o distribuidor da riqueza nacional, o maior gerador de ICMS, consequentemente é o maior empregador. O sonho nós já temos e, diga-se, vem sendo adiado há muito tempo, por isso não podemos mais perder tempo. O sindicato é de benefícios e trará muitos convênios, entre eles, médicos, hotéis, posto de combustíveis, restaurantes e assessoria jurídica e contábil’’, diz o  Presidente da Comissão Pró-fundação do SIRECOM/AC, Valcemir Mendes Cordeiro.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*