O Hospital do Rim e Hipertensão de São Paulo, que atende inúmeros pacientes acreanos com problemas renais, recebeu, no início de abril, a doação dos rins de paciente acreano falecido em Rio Branco. A captação dos órgãos tornou possível o transplante, realizado no dia 5 de abril, em São Paulo, em dois pacientes , com idade entre 50 a 60 anos de idade, que apresentaram boa evolução da cirurgia. A informação foi dada pelo diretor-clínico do hospital, urologista Ronaldo Maia, ao deputado Flaviano Melo (PMDB), que aloca anualmente emendas ao Hospital do Rim desde 2010.
A equipe de ambas as cirurgias, de duração entre 1,30h a duas horas cada , foi comandada pelo Dr.Medina, nefrologista (especialista em rim) de renome nacional. Medina contou com o auxílio de três cirurgiões além do anestesista. Os receptores aguardavam a doação na fila da Central Nacional de Doação comandada pelo SUS(Sistema Único de Saúde). Segundo Ronaldo Maia, é fundamental conscientizar a população sobre a importância da doação, que pode salvar centenas de vidas.
O deputado Flaviano Melo disse que se sente extremamente satisfeito, com a certeza que as emendas alocadas estão servindo para salvar vidas. Vinculado à Fundação Oswaldo Ramos, o Hospital do Rim e Hipertensão é líder mundial em transplantes renais e ainda atende nas áreas de urologia, gastroenterologia, proctologia, além de atuar no ensino e pesquisa.