Rio Branco discute sobre cultura afro-brasileira

A palestra Políticas Culturais para a Cultura Afro-brasileira abre a série de encontros da terceira edição do “Conheça Mais Cultura: Afro-brasileira, Nosso Patrimônio”, em Rio Branco, no próximo dia 22 de agosto. O debate tem como objetivo reforçar a necessidade de preservação da cultura negra brasileira.
Na ocasião, Piedade Lino Videira, abordará as principais manifestações da cultura afro no estado, com destaque para Batuques, folias, ladainha, cultura e educação quilombola. Sobre a cultura local, o professor Jorge Fernandes da Silva, dará sua contribuição na palestra “A musicalidade de origem africana no Acre”.
As atividades do ciclo estão programadas até o mês de outubro, com palestras que variam de acordo com as manifestações culturais mais representativas em cada um dos estados selecionados. Além das Políticas Culturais e a Cultura Negra em Rio Branco, os outros temas apresentados serão: Sociedades Tradicionais; Memória, Juventude e Saberes Inter-geracionais no Vale do Jequitinhonha; Pagode Alagoano; e Culturas, Dançares e Cantares.
Coleção Conheça Mais: Os resultados dos debates serão publicados em livros da Coleção Conheça Mais. O conteúdo é composto por artigos assinados pelos palestrantes, de acordo com seus respectivos temas. O material será distribuído em escolas, bibliotecas e para o público em geral. O objetivo é atender a demanda por material didático sobre a cultura afro-brasileira, para o cumprimento da lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino da cultura negra e africana nas escolas públicas e privadas do país.
A iniciativa é da Fundação Cultural Palmares (FCP-MinC), por meio do (CNIRC).
Ciclo de palestras Conheça Mais Cultura: Afro-brasileira, Nosso Patrimônio

Data: 22/08/2014
Tema: Políticas Culturais e a cultura negra em Rio Branco Palestra – Políticas públicas para a cultura Afro-Brasileira Palestrantes: Prof. Dra. Piedade Lino Videira e Professor Jorge Fernandes.
Endereço: Cine Teatro Recreio, localizado na Rua Senador Eduardo Assmar, s/n, Bairro Seis de Agosto.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*