thumb Capturadenatal

Rio Branco recebe suas luzes de Natal

A floresta sendo iluminada. Foi com esse conceito que o governador Tião Viana e a primeira-dama Marlúcia Cândida inauguraram, na noite desta segunda-feira, 2, a decoração de Natal 2013. Numa bela e emocionante cerimônia em frente ao Palácio Rio Branco, centenas de pessoas puderam contemplar, ao som da Banda da Polícia Militar, a iluminação especial, que tem como tema “25 Anos Chico Mendes Vive Mais”.

Como cristão, Tião Viana não escondeu a emoção de entregar as luzes natalinas. “Nós estamos buscando a paz de espírito e o sentimento de conciliação entre todos os acreanos. Eu quero mandar um abraço especial a todos que nos ajudaram a criar essas boas e bonitas surpresas para esse momento de celebração para todos nós, que é dezembro”, disse o governador.

Concedido pela primeira-dama Marlúcia Cândida, o projeto da iluminação de Natal de Rio Branco teve toques especiais voltados ao legado de Chico Mendes e aos povos da floresta. Nas colunas do palácio, podem ser vistos em vermelho os cortes da seringueira, enquanto nas laterais das escadarias, folhas brilhando em verde da árvore símbolo do Acre foram estampadas.

“Esse foi um ano de muitas lutas e batalhas. E assim também lembramos as lutas de Chico Mendes, de seu legado para os acreanos. Essa iluminação é para que essa nova geração se lembre para sempre do ideal que Chico nos deixou”, reforçou Marlúcia Cândida.

Este ano, a iluminação de Natal contou com a parceria da prefeitura de Rio Branco, que levou as luzes também para o calçadão da Benjamin Constant e elaborou uma extensa programação com diversas atividades alusivas às comemorações de fim de ano. Para o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, Rio Branco está recebendo um presente. “Essa iluminação é diferente de tudo que já tivemos, reflexo também de um ano cheio de conquistas em que temos muito o que comemorar através de parcerias consolidadas.”.

Após a inauguração das luzes, o governador Tião Viana, em comitiva, passeou pela praça do palácio, onde podem ser vista as luzes da casa de Chico Mendes e a Árvore da Alegria, e caminhou até a Benjamin Constant, onde aguardaram a chegada do Papai Noel. Os principais pontos turísticos da cidade permanecem decorados até 31 de dezembro. Uma extensa programação de atividades especiais para o mês também está marcada, e a partir do dia 15, o palácio começa a receber projeções em 3D que contarão a História do Acre e, principalmente, de Chico Mendes.

Luzes regionais
 
Os tradicionais “anjos da guarda” cedem espaço para elementos estilizados, que reforçam a identidade amazônica e fazem alusão à floresta, como folhas, sementes de seringueira e borboletas. O tom mais explorado é o verde, mas os 22 mil metros de mangueira de LED possuem uma variedade de cores, além das cortinas que iluminam lugares estratégicos da cidade. Tudo apoiado em sólidas estruturas metálicas.

O Parque da Maternidade, o Mastro da Bandeira, a fachada da Gameleira e o Palácio Rio Branco são alguns dos pontos contemplados. Setenta refletores em locais estratégicos darão um destaque ainda maior à decoração.

Calçadão também recebem luzes

O Calçadão da Benjamim Constant também recebeu as luzes de Natal. A intenção é valorizar o espaço onde se concentra centenas de camelôs. Lá, o prefeito Marcus Alexandre recebeu o Papai Noel no Terminal Urbano acompanhado de milhares de crianças. O Papai Noel ficará durante todo o mês de dezembro para tirar fotos com a população.

Deixe uma resposta