thumb Secomeuipamentos

Segurança recebe veículos e equipamentos

O governo federal entregou nesta quinta-feira (14), veículos, equipamentos e a base móvel do programa contra “o crack e outras drogas”, ao Sistema integrado de segurança pública do Acre. O evento aconteceu em frente ao palácio Rio Branco e contou com a presença da secretária nacional de segurança pública, Regina Miki.

Todos os órgãos, instituições e forças de segurança pública acompanharam a entrega oficial dos veículos e equipamentos. Mais de 1 milhão e 800 mil reais foram investidos pelo Governo federal, para aplicar nas ações do Sistema integrado de segurança pública do Acre e o programa: “Crack: é possível vencer”. Entre os veículos, foi entregue o centro de comando e controle móvel que vai monitorar o sistema de vigilância através de câmeras nas áreas mais críticas do combate as drogas que são os bairros: Preventório, Dom Giocondo e Cidade Nova. “Os policiais militares vão fazer a vigilância da área para que a política pública através da saúde e assistência social chegue àquelas pessoas em vulnerabilidade”, explicou o Secretário de segurança pública do Acre, Reni Graebner.

De forma simbólica também foi entregue à Polícia militar, 50 armas de condutividade elétrica e 150 espargidores de gás lacrimogêneo. A Secretária nacional de segurança pública, Regina Miki, destacou durante a solenidade, que as armas não letais oferecem ao policial alternativas diferenciadas ao uso da força e não devem ser usadas contra o usuário de drogas. Ela deu essa explicação, no momento em que destacou a forma com que o governo tem tratado a problemática do crack e outras drogas. “Nós trazemos a polícia uma tranqüilidade no seu trabalho já que o papel dele não é interferir diretamente nas cenas de uso, com o usuário e sim na área da inteligência, pra quebrar o vínculo do usuário com o traficante”, disse.

Ainda sobre as ações no combate as drogas, a secretária Miki garantiu que a partir do ano que vem, o governo vai intensificar a fiscalização nas fronteiras, equipando policiais e vigiando os acessos do tráfico de drogas. O governador Tião Viana agradeceu ao apoio federal no enfrentamento e prevenção do que chamou “o maior problema da humanidade”.

Equipamentos entregues

Centro de comando e controle móvel

Sistema de videomonitoramento com 20 câmeras

2 veículos caracterizados para a Polícia Militar

2 motocicletas e 6 capacetes para a Polícia Militar

50 armas de condutividade elétrica e 1 Data Kit

150 espargidores de gás lacrimogêneo

5 viaturas para o Iapen

30 câmeras de monitoramento

Deixe uma resposta