Taquari terá hoje “Promotor por um dia”

O projeto “Promotor por um dia” será retomado nesta quinta-feira (26). A unidade escolar escolhida para o relançamento do projeto foi a Escola Estadual João Mariano da Silva do bairro Taquari.

A finalidade do projeto é levar a conhecimento dos alunos de ensino médio das escolas públicas informações sobre a instituição e suas atribuições. Constatou-se que as escolas que se encontram em bairros de maior vulnerabilidade social tinham necessidade de não só conhecer a instituição mas, por meio dela, possibilitar uma visão diferenciada da Justiça.

Alguns estudantes escolhem caminhos por vezes associados a drogas e violência e crescem com a sensação de que o crime compensa. Ao ter contato com o dia a dia de um promotor, ou mesmo com um júri, os estudantes começam a ter noção de que a Justiça funciona e de que é amplo o direito de defesa. Outra finalidade é contribuir para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos. O projeto ‘Promotor Por Um Dia’ será incluído na agenda oficial do MPAC.

Para atender às metas, como etapa do projeto, os alunos começam o tour no auditório do Ministério Público onde assistem a uma palestra sobre a instituição e suas atribuições.

Após a palestra, os estudantes conhecem a galeria dos ex-procuradores-gerais e todas as unidades do Ministério Público do Acre na capital e, em seguida, recebidos pelo procurador-geral no gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça.

Os alunos são desafiados ainda a escrever uma redação sobre o que viram e ouviram durante a visita. Os textos serão avaliados pela escola e os três melhores autores ganharão uma medalha e certificados da participação do projeto.

O classificado em primeiro lugar, além de ser agraciado com medalha e certificado, viverá um dia de promotor – acompanhando um promotor em suas atividades durante todo o dia.

O projeto “Promotor por um dia” é realizado em parceria com a Justiça Federal e Secretarias Estadual e Municipal de Educação.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*