thumb trocas

Troca Solidária estará sexta no Rui Lino

Será realizada na próxima sexta-feira, 22, a partir das 8h30, no bairro Rui Lino, a 4ª Feira de Troca Solidária no bairro Rui Lino. A feira, que é chancelada pela Prefeitura de Rio Branco, através da Coordenadoria Municipal do Trabalho e Economia Solidaria (COMTES), tem como finalidade estimular a solidariedade entre as pessoas do bairro e adjacentes, além da redução do autoconsumo, já que o evento é uma atividade onde não se usa dinheiro. A moeda utilizada é a troca de produtos por outros produtos ou serviços.

De acordo com a COMTES, não se tem registro da existência de espaço para o mercado de troca solidária na região amazônica, portanto, a coordenação do evento considera esta uma iniciativa promissora, para o fortalecimento da economia solidária no município de Rio Branco.

“A feira tem outras funções já identificadas: além da troca de produtos e serviços, também é um local de fazer novas amizades, rever amigos, trocar saberes entre as pessoas, divulgar produtos e estimular pessoas desempregadas que tenham alguma habilidade manual a produzirem e realizarem a troca por um produto que lhe esteja necessitando no momento”, disse Stênio Melo, coordenador da COMTES.  

Ainda segundo Melo, as feiras também abrem espaços para que as pessoas se  desenvolvam como sujeitos de mudança na busca por alternativa para  a socialização da renda, pois cooperam entre si para gerar benefícios  para todos. É também uma oportunidade de criar uma cultura de consumo consciente na comunidade, trazendo para o indivíduo a noção das consequências do seu consumo no âmbito social, ambiental e econômico.

A comunidade participa da seguinte forma: quem tem produtos em bom estado de conservação em casa e que não usa mais, mas pode servir a outra pessoa, leva a feira e faz a troca, com o produto trocado com certeza atenderá a necessidade de uma pessoa ou de várias.  

Haverá 20 barracas de com produtos como plantas ornamentais, brinquedos, livros, utensílios de madeiras, produtos importados, roupas, e outros, serviços de corte de cabelo e para realização da feira a COMTES conta com apoio e doações de empresas e instituições como a Roda Viva Transportes, Delegacia da Receita Federal, Móveis Gazin.

Deixe uma resposta