Ufac lança projeto sobre eficiência energética

A Universidade Federal do Acre (Ufac) lançou, este mês, o projeto de pesquisa e desenvolvimento Eficiência Energética e Uso Racional de Energia Elétrica na Ufac. Essa iniciativa atende ao propósito de pensar a universidade em um horizonte de 20 anos (Ufac20) e atende ao projeto estratégico Gestão de Logística Sustentável, na área de energia elétrica da instituição.

O projeto, elaborado pelo Centro de Excelência em Energia do Acre (Ceeac), foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica e irá beneficiar o campus de Rio Branco, com recursos da ordem de R$ 2.172.954,50, para ações de pesquisa e eficiência energética.

Entre os objetivos do projeto estão a disseminação da cultura de eficiência energética para a comunidade acadêmica e a redução entre 5% e 10% na conta de energia da Ufac. Para isso, será instalada uma usina solar (fotovoltaica) com capacidade de 75 quilowatts-pico e a substituição de 14.255 lâmpadas por lâmpadas de LED, mais eficientes no consumo.

Segundo o diretor-presidente do Ceeac, Antônio Viera de Melo Neto, o impacto econômico estimado é de R$ 50 mil anual. “É um projeto-piloto; por isso, o impacto não é tão significativo, mas haverá redução na conta de energia”, disse. “O principal objetivo é estimular a universidade e mostrar à comunidade acadêmica que existe possibilidade para redução dos custos com energia elétrica.”
Bolsas
A mão de obra para o projeto virá da própria comunidade acadêmica. Professores do curso de Engenharia Elétrica e de outros cursos, bem como alunos, contam com bolsas de estudo pagas pelo projeto. A previsão é que, no auge, 15 alunos estejam atuando no projeto, recebendo bolsa de estudo.

O projeto prevê, ainda, a instalação de um centro de monitoração de consumo, que será instalado no Ceeac. Para isso, serão instalados medidores nos blocos e será possível traçar um perfil de consumo da comunidade acadêmica.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*