Ufac inicia 3ª Semana Acadêmica de Letras

Docentes e acadêmicos da Universidade Federal do Acre (Ufac) promoveram, nesta segunda-feira, 28, a abertura da 3ª Semana Acadêmica de Letras: Libras/Língua Portuguesa. O evento foi realizado no Teatro Universitário e contou com grande público.

A solenidade foi aberta com a apresentação do hino acreano, interpretado pelo coral de mãos do Centro de Apoio ao Surdo do Acre. “A semana acadêmica do curso é um evento anual que já faz parte do nosso calendário. Este ano, ela acontece em um momento muito particular, que é a preparação para a formatura da nossa primeira turma de graduação”, destacou o coordenador do curso Alexandre Melo.

“Muita gente pensa que Libras [língua brasileira de sinais] é a língua portuguesa em gesto, mas não é. Este é nosso desafio e papel: fazer a Libras ser entendida e respeitada como uma língua própria, e esse evento vem para isso,” completou Melo.

Coube à professora Tanya Felipe, do Instituto Nacional de Educação de Surdos do Rio de Janeiro, a função de apresentar a conferência de abertura, intitulada “Linguagem, Cultura Surda e Sociedade”, tema da semana.

“Nesse nosso encontro vamos refletir sobre a linguagem, a cultura e a sociedade sob a perspectiva das comunidades surdas brasileiras”, explicou Tanya.

O evento estende-se até sexta-feira, 1º, com conferências, palestras, mesas-redondas, comunicações orais, exposição de banners e oficinas acontecendo durante o dia todo. A palestra de encerramento — “Literatura, Cultura e Pedagogia Surda” — será com Cláudio Mourão, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*