22-03-21 governador-assina-contrato-para-compra-de-700-mil-doses-de-vacina

Vacinas Sputnik V deveriam chegar ao Acre esta semana

Anvisa pediu suspensão do prazo para decidir sobre a autorização

O prazo para a chegada das 700 mil doses de vacina Sputnik V, contra a covid-19, compradas pelo Governo do Acre junto à farmacêutica russa, pelo Consórcio do Nordeste, encerrou nesta semana.

Nesta mesma semana a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pediu ao ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), para suspender o prazo dado ao órgão para decidir se autoriza a importação de doses da vacina.

A Anvisa afirmou ainda que o prazo precisa ser suspenso para que as áreas técnicas da agência reguladora tomem uma decisão de forma segura e “voltada ao melhor interesse público, propiciando a conclusão das diligências que já estão em curso” sobre o pedido de uso da vacina.

A compra das vacinas custou ao Acre cerca de R$ 40 milhões. O contrato previa a aquisição das 700 mil doses do imunizante, onde cada pessoa deveria receber duas doses. Com isso, o estado pretendia vacinar 350 mil pessoas de 20 a 59 anos.

À TV Gazeta e site Agazeta.net, a coordenadora do Plano Nacional de Imunização (PNI) no Acre, Renata Quiles, informou que o estado vai continuar aguardando os trâmites da Anvisa.

Enquanto isso, a vacinação caminha a passos lentos no Acre. O estado recebeu pouco mais de 174 mil doses, sendo 124.640 CoronaVac, do Instituto Butantan, e 50.150 AstraZeneca.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *