Banner-Estacionamento-PS

Veículos são estacionados em local destinado a ambulâncias, no Huerb

A placa de identificação é clara: estacionamento exclusivo de ambulâncias. Já a consciência de alguns motoristas, nem tanto. No local, funciona o desembarque de pacientes trazidos até o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco, Huerb.

Como alguns veículos são maiores, é preciso mais espaço para realizar a manobra. O problema é que com a falta de fiscalização no local, qualquer pessoa tem livre acesso para estacionar.

O flagrante feito por Agazeta.Net,  na última terça-feira, 7, registrou duas camionetes que prejudicaram completamente o serviço. A única alternativa encontrada pelos socorristas foi retirar o paciente na calçada, pelo lado de fora.

José Pinheiro, enfermeiro do Samu, explica que em casos mais graves não é possível perder tempo. “Tem paciente que você não pode perder um minuto no atendimento, que, às vezes, pode ser fatal”, argumenta.

Segundo a gerente administrativa do Huerb, Cecília Souza, o problema é antigo. E toda vez que isso acontece, a fiscalização de trânsito é chamada. “Constantemente, as pessoas vêm e estacionam. Geralmente, são pacientes, acompanhantes, visitantes e gente de outras secretarias. Quando isso acontece, a gente chama a Ciatran”, disse.

Cecília nega, mas enquanto a reportagem era feita, flagramos a dona de um veículo que estacionou em lugar destinado as ambulâncias indo embora. Vestida com um jaleco branco, a mulher, possivelmente, trabalha na unidade hospitalar. Ela preferiu não comentar.

Enquanto a solução não vem, aquela simples ‘paradinha’ rápida vai continuar atrapalhando que uma vida seja salva no menor tempo possível. “As pessoas têm que ser mais educada, mais responsabilidade e compromisso com a saúde pública”, finalizou o enfermeiro.

Deixe uma resposta