thumb Barro-Alto-Fotos-Assis-Lima-1

Zona rural: Prefeitura investirá no Barro Alto

O prefeito Marcus Alexandre participou de agenda na zona rural no último sábado, 26, na comunidade Barro Alto. A reunião com os produtores aconteceu na sede da associação União Floresta, no ramal do Carlinhos, onde o prefeito anunciou os investimentos que serão realizados pela prefeitura naquela comunidade neste verão.

Da reunião com os produtores participaram o superintendente do INCRA, Idésio Franke, o diretor-presidente da Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (EMURB), Jackson Marinheiro, o secretário municipal de Agricultura e Floresta (SAFRA), Mário Jorge Fadell, a secretária municipal de Saúde (SAFRA), Alexandrina Chaves e a vereadora Graça da Baixada.

O principal investimento anunciado pelo prefeito Marcus Alexandre às comunidades do Barro Alto foi a manutenção do ramal que dá acesso à rodovia estadual AC 090 (Transacreana). A partir do dia cinco de maio, a prefeitura de Rio Branco, através da EMURB, irá disponibilizar uma retroescavadeira, onde serão realizadas melhorias nos pontos críticos dos ramais.

O prefeito explicou ainda que vinte e cinco quilômetros do ramal, que liga à comunidade até a Transacreana, já estão dentro da programação do Programa Ramais do Povo, a ser lançado através de uma parceria entre o governo do Estado e a prefeitura de Rio Branco. Até o final de mês de maio, a programação de trabalho será definida em conjunto com as entidades que representam os produtores (STR, SIMPASA e FETACRE).

Além dos investimentos no ramal, a secretária de Saúde, Alexandrina Chaves anunciou também a ida de equipes até a comunidade para realizar os mais diversos atendimentos médicos, ambulatoriais e também da campanha contra o HPV, além da vacinação contra a gripe.

Ficou definido que as equipes da SEMSA irão realizar o atendimento na comunidade no dia vinte e três de maio. “No inverno, as equipes já realizaram o atendimento através do riozinho do Rola, e agora, com o início do verão, vamos iniciar o atendimento às famílias também pelo ramal”, explicou a secretária.

A prefeitura de Rio Branco também irá ajudar os agricultores a beneficiar a produção agrícola. Por isso, o secretário de Agricultura, Mário Jorge Fadell se comprometeu com a comunidade em colocar à disposição da associação uma máquina para bater grãos, principalmente de milho. Além disso, com a ajuda do governo do Estado, através da SEAPROF, a prefeitura também irá ajudar na mecanização agrícola.

Ainda em relação a produção, a prefeitura de Rio Branco irá disponibilizar um trator agrícola para a associação. Além disso, será realizada a conclusão da casa de farinha para atender a demanda dos agricultores e a SAFRA se colocou à disposição ainda colocar os agricultores dentro da programação das feiras de bairros para comercializar a produção.

Os agricultores ficaram satisfeitos com a reunião realizada pelo prefeito Marcus Alexandre. De acordo com o presidente do SIMPASA, Francisco Laerte, esse diálogo da prefeitura com os agricultores tem sido importante para se resolver os mais diversos problemas da comunidade.

Quem fez questão de agradecer a presença do prefeito Marcus Alexandre e o empenho da prefeitura em dialogar com a comunidade foi o agricultor João Mancha. “O prefeito Marcus Alexandre, desde o início, tem dialogado com a nossa comunidade e sempre cumprido com a sua palavra”, destacou.

Deixe uma resposta