Acre vai receber mais de 113 mil vacinas Pfizer nesta quarta

Doses serão utilizadas em Mega Vacinação de municípios fronteiriços

O Acre se prepara para armazenar e distribuir cerca de 113 mil doses da vacina Pfizer, que devem chegar nesta quarta-feira (21). Segundo o Ministério da Saúde, esse quantitativo está sendo enviado para intensificar a vacinação em regiões de fronteiras.

A Mega Vacinação, como está sendo chamada, contará com a participação de 17 municípios do Acre que ficam na região da fronteira com a Bolívia e o Peru. O objetivo é realizar a cobertura vacinal para o público geral acima dos 18 anos nestas localidades.

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) está preparando as equipes que vão ajudar as prefeituras na Mega Vacinação, já que geralmente os municípios não contam com funcionários suficientes para vacinar uma grande demanda. Também é preciso ficar de olho nas datas de validade das vacinas.

Das mais de 113 mil doses que estão chegando, 98 mil serão distribuídas para os 17 municípios fronteiriços, o restante ficará nas cidades de: Bujari, Porto Acre, Tarauacá, Senador Guiomard e Rio Branco. A capital acreana pode receber 8 mil doses para dar continuidade no programa de imunização, que tem como meta alcançar maiores de 20 anos ainda nesta semana.

“Hoje nós estamos em um percentual importante, têm municípios que em relação a primeira e segunda dose já está em mais de 100%. Com esse quantitativo de doses nós vamos chegar na nossa meta”, explica a secretária estadual de saúde, Paula Mariano.

O governo do Acre também anunciou a chegada do 33° lote de vacinas contra a covid-19. Está confirmado o envio de 17.250 doses da vacina AstraZeneca, que virá no mesmo voo das mais de 113 mil doses da Pfizer.

Quanto à vacinação para menores de 18 anos, a secretaria disse que depende do MS, se for feita a liberação, as vacinas restantes do público acima dos 18 anos nos municípios de fronteira, já podem ser aplicadas para quem está em uma faixa abaixo dos 18 anos.

Informações do repórter Adailson Oliveira para a TV Gazeta

Deixe uma resposta