04082020-fórum-educacao

Fórum Estadual emite parecer sobre retorno às aulas presenciais

Reinício do ano letivo só quando pandemia for controlada

Para discutir o retorno às aulas presenciais, o Fórum Estadual de Educação reuniu, na segunda-feira (3), de forma presencial e remota, membros do fórum e gestores de escolas. O encontro foi para avaliar a opinião dos profissionais que atuam na área e avaliar o posicionamento de cada um deles.

“Em nenhum momento nós tomamos a iniciativa de definir o reinicio do ano letivo, o que nós queremos é escutar, ouvir, ver qual direcionamento o Fórum vai nos dar para que a gente balizar os membros do Comitê Covid para que dependendo da decisão que a gente venha tomar do não regresso nesse ano das aulas presenciais, a gente possa ser bem referendado por todos”, disse o secretário de Educação do Estado, Mauro Sérgio.

De acordo com o parecer do Fórum, o retorno às aulas não deveria acontecer por enquanto. “Não deve haver retorno das aulas presenciais na rede pública de ensino até que a pandemia da Covid-19 esteja estabilizada no estado”, diz o documento.

No dia 18 de agosto completa cinco meses de aplicação de uma série de medidas de combate ao Novo Coronavírus. Todos os setores e segmentos foram, de alguma forma, prejudicados. Na Educação não foi diferente. Hoje, as salas de aula estão vazias. Parte do conteúdo está sendo repassada por meio de aplicativos de celular, de aulas on-line e pela televisão.
As aulas estão suspensas desde março, o que acaba comprometendo tanto a qualidade do ensino, quanto o próprio ano letivo.

Do fórum estadual de Educação, participam 26 entidades e instituições, como Ministério público, UFAC, IFAC e Tribunal de Contas. O parecer elaborado ontem, será encaminhado ao Comitê Estadual de Enfrentamento a Covid-19.

Deixe uma resposta