Médico e professor da Ufac afirma que 28 pessoas testaram positivo para a covid-19

Segundo Thor Dantas, desse total, 25 são alunos e 19 deles são da mesma turma

O médico infectologista e professor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Thor Dantas, usou sua conta pessoal no Twitter para falar sobre o caso dos alunos de Medicina que foram infectados pela covid-19 após a realização de uma festa na última semana.

“Até o momento [foram] 300 pessoas testadas, entre alunos e contatos. 28 positivos. 25 são alunos, 19 da mesma turma, 4 alunos convidados e 2 alunos que não estiveram no evento (um retornando de viagem). Há mais 3 casos entre convidados do evento”, escreveu Dantas.

Ainda segundo o médico, todos estão sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica de Rio Branco e pela coordenação do curso de Medicina da Ufac. Além disso, todos apresentaram sintomas leves da doença e não há ninguém hospitalizado. Até os assintomáticos estão sendo monitorados.

“Os casos até agora estão restritos ao grupo que participou do evento. Não houve até o momento casos secundários relacionados às atividades do curso. Mesmo assim, optou-se por suspender as atividades de todo o curso e testar o universo dos alunos que estão em atividades práticas e de estágio, mesmo assintomáticos e mesmo não relacionados ao evento social”, afirmou o médico.

“Além de responder de forma adequada ao surto é preciso também aproveitar a oportunidade de aprendizado que a situação traz a todos. Fizemos muito progresso na diminuição dos casos e da mortalidade, mas infelizmente a pandemia ainda não nos deixou e o vírus segue circulando entre nós”, concluiu Dantas.

Deixe uma resposta