Curso: agência promove formação em radiodifusão em Rio Branco

Com apenas 20 vagas, as inscrições podem ser feitas de forma gratuita até nesta sexta-feira

Idealizado pela Agência Catraia de Comunicação, o projeto “Nossa Voz: Radiodifusão Comunitária a Serviço da Sociedade”, promove nos dias 11 e 18 de dezembro uma formação gratuita sobre radiodifusão para estudantes de 13 a 25 anos dos ensinos Fundamental, Médio e Superior que tenham interesse na área. A atividade será realizada em duas etapas com a ministração dos conceitos que regem a rádio comunitária e a produção/apresentação de um programa.

Desenvolvido em parceria com a Rádio Gameleira 87,9 FM por meio da Lei Aldir Blanc, o projeto apresentará uma abordagem pouco conhecida de radiodifusão no Acre. Através dos eixos de comunicação popular, alternativa e comunitária, os cursistas terão acesso à teoria e à prática da linguagem de rádio voltada às necessidades de pequenas regiões. A própria emissora que atua numa das regiões mais simbólicas da capital será o laboratório para a prática.

Com apenas 20 vagas, as inscrições podem ser feitas de forma gratuita até a próxima sexta-feira, 3, no seguinte endereço eletrônico: http://bit.ly/3FPHJxQ. Um dos organizadores da atividade, o jornalista Paulo Santiago explica que os participantes terão contato com vertentes teóricas da Comunicação como de metodologias da Educomunicação, que propõe a produção de conteúdos educativos, gestão democrática das mídias e prática experimental das ferramentas de Comunicação Social.

“Na primeira etapa, os cursistas terão formação teórica nos eixos das comunicações alternativa, comunitária e popular, além da aplicação desses conceitos na radiodifusão comunitária. Já na segunda, eles produzirão conteúdo educativo a partir da análise da cultura local [música, literatura, artes plásticas e visuais] para transmitirem em programa próprio na Rádio Gameleira. A programação será voltada às necessidades da região de abrangência com temas que auxiliem na formação e informação”, diz Santiago.

Os dois dias de curso serão realizados das 8 horas às 17 horas, com intervalo para almoço, na sede da Rádio Gameleira 87,9 FM, que fica na Travessa Cabanelas, nº 40, bairro Seis de Agosto (rua em frente ao Mercado da Seis). “Queremos apresentar outra abordagem de radiodifusão, voltada ao serviço social e formação de pensamento crítico. Essa é uma área que transforma vidas e precisa ser valorizada”, finaliza o jornalista.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*