carros1

Acre receberá do Ministério da Justiça cinco veículos para transporte de presos

Estado é o campeão entre os Estados brasileiros quando o assunto é população carcerária

O Ministério da Justiça começou a distribuição de veículos para transporte de presos para dar continuidade ao aparelhamento e modernização dos sistemas penitenciários estaduais.


O Acre, segundo informações do ministério, será contemplado com cinco veículos. O objetivo é proporcionar mais segurança no transporte de presos para apresentação em audiências e transferências entre unidades prisionais. A data da chegada dos carros não foi informada.

Os veículos, do tipo furgão, têm capacidade para transportar oito presos e contam com sistema de câmeras que transmite as imagens em tempo real para a cabine do veículo. São Paulo foi o estado que mais recebeu os carros. Foram 20 veículos.

De acordo com o ministério, vários critérios de distribuição foram levados em consideração. Foram avaliados a população carcerária local, déficit carcerário, extensão territorial e histórico de recebimento de veículos nos últimos anos.

Essa é a segunda etapa da ação de distribuição de veículos com a finalidade de aparelhar os sistemas penitenciários estaduais. Em 2011, foram distribuídos 103 veículos furgões-cela e 70 ambulâncias (padrão Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU) com investimentos de mais de R$ 18 milhões.

Dados do Sistema Penitenciário Brasileiro, do Instituto Avante Brasil, do jurista Luiz Flávio Gomes, divulgado em abril deste ano, mostraram que o Acre é o campeão entre os Estados brasileiros quando o assunto é população carcerária. O Estado ocupa a primeira posição na proporção de pessoas presas pelo grupo de 100 mil habitantes. Considerando somente o total de presos, o Estado fica na 22º posição.

Ao todo, são 521 presos para cada 100 mil acreanos. Em junho de 2012 o Acre tinha 3.820 pessoas em suas unidades prisionais.

 

Distribuição dos veículos-cela por Unidade Federativa

AC 5
AL 5
AP 5
AM 11
BA 8
CE 9
DF 5
ES 7
GO 8
MA 6
MT 10
MS 7
MG 13
PA 10
PB 7
PR 8
PE 8
PI 7
RJ 7
RN 5
RS 10
RO 6
RR 5
SC 6
SP 20
SE 5
TO 6

Total
209

Deixe uma resposta