thumb brigapresidio

Briga em presídio de Rio Branco deixa um morto e três feridos

Agressor tem histórico de mau comportamento

Uma briga durante o ‘banho de sol’, no presídio Francisco d”Oliveira Conde, na manhã desta segunda-feira, 4, deixou um morto e três feridos. A Polícia Militar confirmou o fato, mas não adiantou detalhes, tampouco nomes.

De acordo com informações preliminares, um detendo, armado de faca, agrediu três presos, sendo que um dos feridos morreu no próprio presídio. Os outros dois e mais o agressor, que também saiu ferido, foram transportados para o pronto-socorro de Rio Branco. O fato aconteceu por volta das 8h.

 O Conflito
Segundo informações, o conflito ocorreu no pavilhão “I”, do chamado ‘chapão’, local onde ficam os presos sentenciados.

Francisco Delclimar teria provocado a confusão. Com uma estoque, arma artesanal produzida dentro do presídio, ele feriu duas pessoas e matou o detendo identificado por Ivan, com um golpe no peito.

Outros detentos ficaram revoltados com a atitude de Francisco. O homem foi agredido e levado em estado grave ao pronto-socorro.

“O preso[Francisco] pegou corretivo por alguma coisa que ele fez e geralmente não retorna ao prédio e vai para outro local. A população de lá não queria ele, mas ele quis ficar e hoje de manhã saiu perfurando o pessoal”, informou Denis Picolo.

O diretor da unidade de acolhimento provisório descartou a possibilidade de uma rebelião dentro da penitenciária. Ele também afirmou que Delclimar tem histórico de mau comportamento. O Batalhão de Operações Especiais, Bope, esteve no local para conter o conflito.

“O clima ainda era tenso, mas a direção e os agentes penitenciários controlaram muito bem a situação”, disse Tenente Farias, que esteve à frente da ação.

Este não é o primeiro conflito que ocorre dentro do complexo penitenciário da capital em 2013. Em agosto, após tentativa frustrada de fuga, sete detentos derrubaram um agente penitenciário que fazia a vigilância em uma das muralhas do presídio.

 

Deixe uma resposta