Foram registrados 72 incêndios em 2019
O Corpo de Bombeiros registrou 72 incêndios prediais em Rio Branco no ano de 2019. Esse levantamento está relacionado ao período de primeiro de janeiro a 12 de março. O número é 20% maior que a mesma data do ano passado, quando houve 60 ocorrências. Em todo o ano de 2018 foram 336 incêndios prediais. Em 2017, foram 132 incêndios o ano inteiro.
“Isso nos trás um alerta justamente para podermos intensificar nossas campanhas de conscientização das pessoas e levar ao público os riscos que as edificações sofrem em relação aos incêndios”, diz o Major do Corpo de Bombeiros, Cláudio Falcão.
Nem sempre os incêndios recebem um laudo com as causas do Corpo de Bombeiros, pois é necessária uma solicitação do proprietário do imóvel para isso. Mas o levantamento aponta que, em geral, a causa dos incêndios está relacionada a parte elétrica.
“Nós precisamos estar fazendo uma revisão da parte elétrica de todas as residências, comércios e prédios de pelo menos em 5 e 5 anos e essa fiação deve ser substituída no prazo de até 15 anos e isso não ocorre porque a carga elétrica sempre aumenta e as pessoas não percebem isso, utilizam aparelhos demais na mesma tomada, faz o superaquecimento de fios. Todos esses elementos juntos causam os incêndios prediais em relação a parte elétrica”.
A segunda maior causa é a má utilização do fogo doméstico e a terceira está ligada aos incêndios criminosos.