310118-policia-capacitação

Projeto Pacificar realiza capacitação de policiais civis

Projeto resolve 98% de crimes de menor potencial

O Projeto Pacificar surgiu em 2015, com a ideia de auxiliar as delegacias em crimes de menor potencial, como ameaças, injúria, calúnia, desavença entre pessoas da mesma família, além de outros conflitos. O objetivo é trabalhar com prevenção. Atualmente, o pacificar funciona nas próprias delegacias e conta com 6 estagiários e 9 agentes de Polícia Civil que atuam na conciliação entre as partes.

A delegada Lúcia Jaccoud é a coordenadora do projeto. Durante dois dias, ela vai fazer uma capacitação com os profissionais que atuam nos trabalhos. “Hoje nós temos 5 núcleos nas 5 regionais, mais o núcleo na Cidade do Povo, e é atendendo aqueles delitos de menor poder ofensivo que ocorrem na comunidade, desde que as partes queiram essa conciliação é oferecida essa possibilidade no momento do registro do BO e uma vez aceita fazemos a audiência da forma mais rápida possível, mais célere.”

Os casos do Projeto Pacificar são estabelecidos extrajudicialmente, quando há um acordo favorável entre os envolvidos. Conforme a coordenadora, o índice de resolução dos conflitos está é bem satisfatório e praticamente não há reincidência ao delito. “Cerca de 98% das situações que são levadas ao conhecimento do Pacificar, são resolvidos e quando as pessoas aceitam a mediação, elas saem de lá conscientes das consequências dos seus delitos , compreendem, se desculpam e realmente o problema é resolvido em definitivo. Raramente ocorre reincidência.”

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*