220119-policia-acidentes-via-verde

PRF-AC aponta redução no n° de acidentes na Via Verde

Quebra-molas e sinalização garantiram o resultado

A Polícia Rodoviária Federal apontou que a região da Via Verde era uma das mais críticas de Rio Branco em relação ao número de acidentes, para diminuir esse índice, o DNIT fez a instalação de redutores de velocidade e também a sinalização do trecho.

O resultado disso foi a queda no número de acidentes e de mortes naquele local.

Em agosto do ano passado foram 19 acidentes com cinco feridos graves e três mortes. Em Setembro foram 22 acidentes com dez feridos graves e duas mortes.

A partir da instalação dos quebra-molas no mês de novembro, esse número começou a cair. Foram apenas 16 acidentes e nenhuma vítima fatal. De 1 a 21 de janeiro foram registrados apenas 6 acidentes, nenhum ferimento grave e nenhuma morte.

De acordo com o Inspetor da PRF/AC, Nelis Newton, o trecho da Via Verde é o trecho mais crítico, considerando que a via é bem estreita, apenas uma faixa em cada sentido e são comuns as ultrapassagens indevidamente feitas e também o excesso de velocidade.

“Fizemos ali um relatório estatístico, encaminhamos ao DNIT, solicitamos providências para que fosse instalada alguma medida que reduzisse a velocidade ou que não permitisse que um veículo trafegasse no sentido oposto. Essas medidas foram adotadas e já tivemos um resultado bem positivo. A partir do final de outubro, final de novembro houve a redução considerável da quantidade de acidentes naquele local e o mais importante, a redução de feridos graves e de mortes, ocasionados principalmente pelas colisões frontais”, explica o I nspetor.

Segundo o Inspetor esse trabalho vai continuar sendo feito em outros trechos também para que se tenha um trânsito cada vez mais seguro no Estado.

O próximo objetivo é melhorar a sinalização. “A gente tenta intensificar a fiscalização, principalmente naquelas infrações que ocasionam os acidentes mais graves, que são excesso de velocidade, ultrapassagem em local proibido, consumo de bebida alcóolica por quem vai dirigir”, afirma Nélis Newton.

Para concluir o Inspetor fala da importância do comprometimento dos condutores. “É fator fundamental nessa tentativa de redução de acidentes que os condutores assumam essa responsabilidade, dirijam com o máximo de atenção, o máximo de cuidado possível. Assim como os pedestres, os ciclistas, todos fazem parte do trânsito e todos tem sua responsabilidade com o objetivo de reduzir a violência no trânsito”.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*