10-05-21 exportação-carne-suina

Acre ganha autorização para exportar carne suína ao Peru

Reunião com embaixador acelerou o início da exportação

O Acre recebeu autorização para exportar carne suína para o Peru. Essa abertura comercial para exportação significa o crescimento para a cadeia produtiva no Acre, sobretudo no cenário pós-pandemia.

“É bom para economia e é bom para região. É uma cadeia produtiva que tem muitas parcerias, diversos setores são aliados, então a gente precisa da produção de grãos e precisa de produtores parceiros para fazer engorda e a produção dos suínos”, informou Alder Cruz, diretor presidente da Dom Porquito.

A decisão da importação foi acelerada após reunião do vice-governador, Wherles Rocha (PSL), com o embaixador do Peru, Javier Yépez. O Acre já havia recebido em 2017 a autorização para exportação da carne suína ao país vizinho, mas foi adiada para 2018 e voltou à pauta agora em 2020.

O próximo passo agora é uma inspeção frigorifica. “Eles vão habilitar o frigorifico para exportação de carne suína, vai haver uma auditoria e vai ser emitido um relatório em 60 ou 90 dias e vamos estar autorizados a exportar”, informou Alder Cruz.

A expectativa com a exportação é que aumente a quantidade de abate de suínos. Atualmente a Dom Porquito abate 250 animais por dia. “Acreaditamos que essa produção cresça nos próximos dois ou três anos para 500 ou 700 animais por dia”, concluiu o presidente.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *