010318-politica-salvaguardas

Acre recebe oficina sobre salvaguardas socioambientais

Redução de desmatamento e degradação florestal

O Acre recebeu a primeira oficina para criar o sistema de salvaguardas do país, que visa garantir ações de preservação ambiental. O evento é realizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e tem participação do governo local, sociedade civil, indígenas, comunidades tradicionais e profissionais do setor.

Esse sistema compreende princípios e critérios firmados durante Convenção Sobre o Clima das Nações Unidas, que ocorre todo ano. As salvaguardas socioambientais estabelecem a implementação de programas e projetos de redução do desmatamento e degradação florestal.

“Estamos iniciando um processo de diálogo com a sociedade para estruturação do sistema de salvaguardas, que é um dos requisitos que o país deve cumprir para poder receber recursos internacionais pela redução de desmatamento e degradação florestal,” explicou a reprentante do MMA, Monique Ferreira.

Saindo do Acre, a oficina segue para outros cinco estados, e após esses encontros e debates, será criado o sistema de salvaguardas nacional. “A criação do sistema deve partir de uma base participativa, é importante que haja o dialogo com a sociedade, das diferentes regiões do país, para se construir um sistema que represente as demandas dos diferentes públicos”, concluiu.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*