Aleac aprova PL que garante intérprete de Libras no serviço público

Projeto de Lei segue para sanção do governador Gladson Cameli

Por Luanna Lins, para Agazeta.net

Durante sessão realizada nesta quarta-feira, 10, a Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) aprovou o Projeto de Lei (PL) que garante a disponibilização de profissional apto a se comunicar na Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas unidades e órgãos de saúde da rede pública estadual. Com aprovação, o PL segue para sanção do governador Gladson Cameli (Progressistas).

De acordo com o projeto, de autoria do deputado Roberto Duarte (MDB), o Executivo deve garantir às pessoas surdas ou com deficiência auditiva o seu efetivo e amplo atendimento, por meio da difusão, tradução e interpretação de Libras, promovendo a formação de profissionais tradutores e intérpretes de Libras para disponibilizar atendimento em órgãos como: Samu, Hemoacre, Defensoria Pública, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e OCA.

“Esse PL foi pensado para garantir inclusão por meio do atendimento e tratamento adequado às pessoas com deficiência auditiva, pois sabemos das dificuldades enfrentadas por elas ao buscarem atendimento público ou privado. Mesmo a Libras sendo uma língua oficial do Brasil, não é totalmente difundida, então elaborei esse PL para que o serviço público conte com intérpretes em Libras”, afirmou Duarte.

Deixe uma resposta