0110-politica-cientistaspoliticos-agazetanet

Analistas falam sobre atual cenário político

Gazeta Entrevista conversa sobre cenário político

A cinco dias para a votação do primeiro turno, os cientistas políticos Israel Dias e Nilson Euclides comentaram sobre o atual momento da política nacional e local.
O primeiro assunto foi o desempenho da presidenciável Marina Silva(PSB). A candidata que chegou a abrir vantagem de dez pontos percentuais sobre a presidente Dilma Rousseff(PT) no segundo turno, atualmente, se vê ameaçada pelo tucano Aécio Neves.

“Ela teve um crescimento vertiginoso e não estava preparada para ser a vitrine”, pontuou Israel Dias. Ele ainda citou que o pouco tempo de TV para rebater as críticas e a insegurança da acreana em diversos pontos são a principal dificuldade encontrada nesta corrida eleitoral.

Nilson Euclides destacou que a estrategia petista de atingir Marina funcionou e a candidata, em caso de segundo turno, vai enfraquecida para a disputa. Com a reviravolta nas pesquisas, Israel não descarta um possível embate entre Dilma e Aécio.

Questionados em relação aos programas eleitorais, Euclides disse que “os três principais candidatos estão devendo muito. Aécio foi a grande decepção.” Ele afirmou que esperava um plano de governo mais ousado do ex-governador de Minas Gerais.

No âmbito local, os dois cientistas comentaram o desempenho dos quatros candidatos que concorrem ao Palácio Rio Branco no debate da TV Gazeta. Nilson foi direto: “fraco e sem conteúdo.”

Para Dias, a campanha está ‘morna’ e foi além. “Os candidatos da oposição não sabem ser oposição”, enfatizou. O cientista ainda lembrou que os adversário de Tião Viana(PT) não souberam explorar os escândalos locais e nacionais.

Ao fim da participação no ‘Gazeta Entrevista’, Nilson Euclides argumentou que os partidos perderam a capacidade de sensibilização e o cenário é de crise. Ele acredita que a disputa será decida em dois turnos e ironiza: “Difícil vai ser aguentar o debate ‘xôxo’ por mais vinte dias.”

As declarações foram dadas na noite da última terça-feira, 30, ao jornalista Rogério Wenceslau durante o programa de entrevistas da TV Gazeta/Record.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*