010719-energia-maiscara

Aneel anuncia bandeira amarela a partir deste mês

Conta mais cara para o consumidor

A bandeira tarifária amarela, que resulta na cobrança de um acréscimo na conta de energia está de volta. Para este mês, a cada 100 quilowatts/hora consumido, será acrescida a taxa R$ 1,50 fatura.

O anúncio foi feito na última semana pela Agencia Nacional de Energia Elétrica. Segundo a Aneel, a utilização da bandeira amarela para o mês de Julho se justifica pelo período de seca que compromete as principais bacias hidrográficas do país.

Para quem depende da energia elétrica para trabalhar, a situação fica ainda mais complicada. Emerson Ferreira é comerciante há 4 anos. Com muitas lâmpadas, ventiladores e geladeiras, a conta gira em média R$ 2 mil por mês. Bem, isso quando não há cobrança extra na fatura. Sem muita alternativa, ele conta que vai tentar economizar para que a conta não venha tão mais pesada assim. “Eu desligo os freezers a noite, os que dão pra desligar. Tem que tirar um pouco de dinheiro a mais pra poder pagar a luz, sem a luz não dá pra trabalhar”.

Mas como a tarifa extra não atinge somente os comerciantes, o consumidor residencial também precisa se preparar para o valor da próxima fatura que já irá chegar com o acréscimo. “Não estou preparada ainda. Foi uma surpresa muito grande” disse a empresária, Maiara Falcão.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*