120517-politica-museudospovosacrianos-tvgazeta

Assinada ordem de serviço para Museu dos Povos Acrianos

Orçada em R$ 12 milhões, obra será entregue ano que vem

O governador do Estado, Tião Viana, anunciou hoje (12), oficialmente, as obras do Museu dos Povos Acrianos. O prédio escolhido para construção do museu foi o antigo Colégio Meta, no centro de Rio Branco.

O prédio construído na década de 60 foi inicialmente sede do Colégio dos Padres em meados dos anos 80 ele passou a ser o Colégio Meta. Como o prédio estava desativado, ele foi desapropriado e agora será sede do museu.

“O Padre André, que o construiu na década de 60, fez um prédio seguro com as precariedades da época, até hoje semiabandonado, mas não está caindo. A fundação, estrutura, as paredes, são muito sólidas”, disse o diretor geral do Colégio Meta, Evaristo de Lucca.

O prédio passará por obra de reforma e ampliação do espaço para abrigar o museu que deve contar com: midiateca; auditório; galeria de exposições temporárias; espaços que vão contar a história da Ayahuasca, todas etnias existentes no Acre.

Para a presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), Karla Martins, o espaço apresenta a ideia de reforçar a identidade do povo acriano. Ela diz que a iniciativa atende a duas necessidades.

“Uma é a entrega de uma equipamento museológico interativo, tecnológico que condiz com o pensamento e maneira de ser da sociedade contemporânea e a outra, de manter um prédio desse, um espaço desse, que é um espaço de patrimônio, o prédio mais antigo do centro da cidade”.

A obra orçada em R$ 12.402.375,79 tem previsão de ser entregue em julho do ano que vem. “Talvez seja a obra que vai encantar definitivamente, que vai unir o nosso passado, nosso presente e o nosso futuro”, pontuou o governador Tião Viana. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*