thumb marciobittar

Bittar protocola projeto que beneficia estudantes brasileiros no exterior

Matéria institui isenção do IOF para operações de crédito

Os brasileiros que estudam no exterior poderão ser beneficiados com a proposta  do deputado Márcio Bittar, protocolada esta semana na Mesa Diretora da Câmara. O projeto de lei propõe isenção do IOF (o Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros) para operações internacionais.

Recentemente, a variação do dólar, cujo valor do IOF passou de 0,38% para 6,38%, deixou os brasileiros que cursam medicina na Bolívia, bastante apreensivos.  A medida autorizada pelo governo brasileiro foi muito criticada pelos estudantes acreanos que estão na Bolívia.

Por isso, eles intercederam junto à bancada federal pela assinatura de uma medida provisória isentando os estudantes brasileiros no exterior da taxa do IOF, pelo menos durante o período do curso. Segundo o deputado Márcio Bittar, a aprovação dessa medida diminuirá o custo financeiro das operações, contribuindo para criar um ambiente mais favorável para a realização dos estudos desses brasileiros.

“Maioria dos estudantes brasileiros no exterior enfrenta dificuldades financeiras e, tais dificuldades são agravadas pela incidência de tributos sobre os valores enviados do Brasil por seus familiares”, justifica Bittar.

Deixe uma resposta