1609-politica-ministrameioambientepresidenteincra-ebc

Bolsa Verde e CAR são “boas notícias” ministeriais

Vinda de ministros pelo Brasil é determinação do Planalto

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira e o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Carlos Guedes, aplicam a determinação do Palácio do Planalto: andar o Brasil todo distribuindo boas notícias.

No Acre, os gestores vêm com um pacote recheado de boas novas às famílias de “brasivianos” (agricultores brasileiros recém saído da Bolívia por determinação do presidente Evo Morales).

“Bolsa verde” e emissão do Cadastro Ambiental Rural fazem parte das prioridades. Uma ação cuida der garantir geração de renda mínima para as famílias de agricultores e a outra trata do registro da terra.

Os gestores públicos chegam ao Aeroporto Internacional de Cobija e desenvolvem a agenda em Brasileia na quinta-feira.

Haverá também assinaturas de contratos relacionados a melhorias da agricultura familiar, a exemplo do contrato de crédito do Pronaf junto ao Banco da Amazônia.

Além da assinatura dos contratos, a ministra e o presidente do Incra, irão tratar da situação das famílias de brasileiros que moravam de forma irregular na faixa de fronteira entre o Brasil e a Bolívia e foram expulsos pelas autoridades bolivianas.

Atualmente, estas famílias estão vivendo no Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Porto Carlos, localizado no município de Brasileia. A ideia é que estas pessoas, além de terem um lugar para morar, possam produzir e fazer a recuperação ambiental.

Segundo a Superintendência Regional do Incra no Acre, estão sendo disponibilizadas 65 mil mudas de essências nativas, frutíferas e de café para que seja feito o reflorestamento no PDS Porto Carlos.

Deixe uma resposta