070119-poltica-ivestimento-agronegocio

Caravana conhece plantio de soja em Capixaba

Governo pretende fortalecer agronegócio no Acre

Uma caravana de pecuaristas, empresários, parlamentares, OAB e o governador Gladson Cameli foram conhecer de perto uma plantação de soja no município de Capixaba, e mais que conhecer, o plantio, em torno de 700 hectares pode ser o incentivo que o governo esperava para alavancar de vez o seu programa de fortalecer o agronegócio no Acre.

A extensa plantação até pouco tempo existia apenas no sonho de muitos produtores do Estado, que devido à burocracia estatal não tinham coragem de investir na soja, um dos produtos mais comerciais do mundo.

O dono da propriedade, Jorge Moura, não para de comemorar o sucesso da plantação. As sementes foram lançadas ao solo no final do mês de novembro e agora ele conta os dias para iniciar a colheita. “Hoje elas estão com 50 dias, mais 53 dias e já podemos colher, depois é só secar e enviar para o porto graneleiro em Porto Velho. O bom é que é venda garantida, você recebe antecipadamente do dinheiro”, explicou.

O produtor está tão incentivado que investiu mais de R$ 5 milhões entre máquinas e insumos. A visita do governador Gladson Cameli, foi importante porque durante a campanha foi um defensor ferrenho do agronegócio, e com o sucesso da soja em Capixaba pode incentivar ainda mais quem pensava em investir na cultura que é uma das mais rentáveis no campo. “Olhando essas máquinas agora eu tenho a certeza que esse é o caminho do Acre. Eu quero ver no próximo ano ao menos 50 máquinas iguais a essas. Vamos fazer de tudo para facilitar a vida de quem quer investir e trazer renda para o Estado”, disse o governador.

Quem antes só investia em gado viu agora uma oportunidade de investimento sem o uso do pasto, como é o caso do pecuarista Jorge Neto, que ficou empolgado em ver toda aquela soja plantada, sem ataques de pragas e quase pronta para a colheita. “Tenho certeza que o Acre agora caminha no lugar certo. Fico feliz em ver uma plantação bonita como essa e a promessa do estado de ajudar os produtores que querem investir nessa área. Agora ninguém segura o Acre”, comemorou.

Os parlamentares vão ter um papel fundamental no crescimento da plantação de soja no estado. As leis federais e estaduais emperram o crescimento da cultura na Amazônia. Os deputados federal Alan Rick e o estadual Roberto Duarte acompanharam a comitiva. Segundo Duarte, o governo anterior não facilitava a vida de quem queria investir na soja. “Nosso trabalho na assembleia legislativa vai ser esse, aprovar toda matéria que incentive a produção rural, precisamos desburocratizar, e, claro, respeitando as regras do meio ambiente”, pontuou.

O produtor Jorge Moura, conseguiu através de financiamento comprar Máquinas potentes que vão garantir a preparação do solo, plantação, e colheita com mais qualidade e agilidade.

Observando os detalhes na plantação de soja, o governador confirmou que vai apoiar quem for investir na atividade. O Acre está numa localização estratégica/ além do mercado brasileiro tem a proximidade com os portos peruanos que reduz a distância com os mercados asiáticos. E segundo o produtor, Jorge Moura, a temperatura, o solo e o clima em geral ajudam para que a cultura cresça e produza sem problemas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*