070217-politica-cgu-tvgazeta2

CGU convoca prefeitos para discutir gestão

Transparência e mecanismos de controla foram debatidos

O Ministério da Transparência promoveu em todo país, encontro com prefeitos para orientar sobre a correta aplicação de recursos públicos. Segundo o superintendente da CGU no Acre, Ciro Oliveira, o objetivo é combater a corrupção e incentivar a transparência na gestão dos municípios.

Cerca de 70 pessoas participaram do Encontro Município Transparente, promovido pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União (CGU). Desse total, apenas cinco eram prefeitos dos municípios do interior do Acre. Entre eles, estava Bira Vasconcelos de Xapuri.

Bira foi prefeito entre 2009 e 2012, e nas últimas eleições foi reconduzido ao cargo. Quando o assunto é capacitação para gerir o que é público, segundo o prefeito, é preciso participar.

“O dinheiro é público e não é nosso, nós somos somente os gerentes desse dinheiro. Os cuidados são muitos e por isso que participamos sempre que somos convidados à essas iniciativas pra que a gente acerte cada vez mais”, disse.

O Encontro conduzido pelas controladorias regionais da união acontece em todo país e entre os temas tratados estão: medidas para aperfeiçoamento da gestão, prevenção e combate à corrupção e incentivo à transparência.

“Nós falando dando dicas sobre licitações, aplicações desses recursos, prestação de contas e diversos outros temas. Envolvendo nossas competências como ouvidoria, prevenção e combate a corrupção e transparência e acesso a informação”, explica o superintendente regional da CGU, Ciro Oliveira.

Durante o evento, também foi lançado o Painel Município, que pode ser acessado no site da CGU. Nele, estão contidos dados dos municípios, como senso populacional, recursos públicos recebidos, relatórios produzidos pela CGU e quantitativo de denúncias.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*