021117-politica-bicicleta-tvgazeta

Chicas: as bicicletas compartilhadas estão na Ufac

Projeto piloto pode ser estendido para a cidade

A Universidade Federal do Acre inicia neste mês o projeto das “Bicicletas Inteligentes”. O projeto piloto é resultado de uma emenda parlamentar do senador Jorge Viana e ficará em período de teste de 1 mês com apenas 3 bicicletas, batizadas de “Chicas”, em homenagem ao líder seringueiro Chico Mendes. O objetivo é auxiliar na mobilidade dentro do campus.

Após o período de teste, serão disponibilizadas, no período de até 6 meses, mais 50 bicicletas que ficarão à disposição de alunos, técnicos e professores. “Esse projeto vem aqui para a universidade como uma fase piloto. A bicicleta compartilhada, inteligente, vai ser aquela bicicleta que vai servir para os nossos estudantes, professores e técnicos que poderão se movimentar no campus através do uso desse recurso”, disse o pró-reitor de planejamento da Ufac, Alexandre Hid.

Para fazer o uso do meio de transporte, será necessário fazer o cadastro no aplicativo desenvolvido para este fim. “Um sistema informatizado, você tem um aplicativo, você entra no sistema através do seu número, cadastra e pode acessar a bicicleta, destravá-la, pedalar internamente na cidade universidade,” completou Hid.

A Ufac possui cerca de 170 hectares e este projeto servirá de estudo e modelo, para posteriormente, levar o uso compartilhado de bicicletas às ruas de Rio Branco.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*